Quarta-feira, 11.07.12

A ASSOCIAÇÃO CABOVERDEANA DE LISBOA TEM A HONRA E O PRAZER DE CONVIDÁ-LO (A) A ASSISTIR A UMA PALESTRA DO MÚSICO, INVESTIGADOR E POETA PRINCEZITO A TER LUGAR NA PRÓXIMA SEXTA – FEIRA, DIA 13 DE JULHO, A PARTIR DAS 18, 30 HORAS NAS SUAS INSTALAÇÕES SITAS NA RUA DUQUE DE PALMELA, Nº 2, OITAVO ANDAR.

NESSA PALESTRA PRINCEZITO FARÁ UMA ABORDAGEM ORIGINAL DAS ORIGENS, DA EVOLUÇÃO, DO ESTADO ACTUAL E DAS TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DAS (OS) PRINCIPAIS PROTAGONISTAS DO BATUKU E DO FINASON.

ADEMAIS, PRINCEZITO FARÁ UMA INCURSÃO ÀS METOLOGIAS E TÉCNICAS QUE VEM UTILIZANDO NO SEU LABOR PESSOAL COM O FITO DE CONTRIBUIR PARA A TRANSFORMAÇÃO DO FINASON DE UM GÉNERO POÉTICO-MUSICAL DA ORATURA E DA ORALITURA CABOVERDIANAS EM UM GÉNERO SERVIDO POR CÓDIGOS MODERNOS DE ESCRITA LITERÁRIO-MUSICAL.

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE DE OUVIR E CONVERSAR COM PRINCEZITO NESTA SUA PASSAGEM POR LISBOA POR OCASIÃO DAS CELEBRAÇÕES DE “JULHO, NOSSO OURGULHO”!

BREVE NOTA BIOGRÁFICA

PRINCEZITO É NOME ARTÍSTICO DE CARLOS SOUSA. NASCEU NA VILA DO TARRAFAL QUATRO ANOS ANTES DA INDEPENDÊNCIA DE CABO VERDE.

FORMOU-SE EM CUBA EM TÉCNICAS DE LABORATÓRIO CLÍNICO.

DEDICA-SE ACTUALMENTE À INVESTIGAÇÃO CULTURAL, COM PARTICULAR INCIDÊNCIA NA MÚSICA, NA LITERATURA E NO FINASON.

MENTOR DO PROJECTO AYAN, É AUTOR DE LUA (INTERPRETADA POR LURA E MAYRA ANDRADE), TXORU KANTADU (INTERPRETADA POR NANCY VIEIRA).

LANÇOU EM 2008 O SEU PRIMEIRO CD A SOLO SPIGA, TENDO AINDA PARTICIPADO, ENTRE OUTROS, DOS SEGUINTES TRABALHOS DISCOGRÁFICOS: BADYO (DE MÁRIO LÚCIO SOUSA), TRÁS DI SON (DE JINHO BARBOSA), OH MÃE MAIS JUSTA (DE TÓ ALVES).

PROMOTOR CULTURAL E RADIALISTA, MEMBRO NOTÁVEL DA CHAMADA GERAÇÃO PANTERA, FOI GALARDOADO COM A MEDALHA DO VULCÃO (PRIMEIRA CLASSE) PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COM A MEDALHA DE MÉRITO PELA CÂMARA MUNICIPAL DO TARRAFAL DE SANTIAGO.

publicado por estudantescv_portugal às 14:36 | link do post | comentar | favorito
Joaquim ALMEIDA (Morgadinho) a 14 de Julho de 2012 às 18:49
Falar da cultura de Cabo Verde , da sua musica , temos de ter conhecimento da sua historia , dos seus autores e compositores , do século passado ,que foram os primeiros ( arquitectos ) na construçao - cultural e da sua musica . Nao podemos falar da musica cabo-verdiana , sem termos conhecimentos dos seus grandes artistas , a começar por ; Eugénio Tavares ,Francisco Xavier da Cruz , " B. Leza" , Jorge Monteiro " Jotamonte" , Manuel " d'Novas ", para nao citar que esses grandes e a lista seria longa se eu continuasse a citar outros ( jovens grandes ) musicos e compositores . Nota-se uma falta de respeito pela ética que so pode prejudicar a cultura do nosso pais . Lamenta-se sinceramente, que ela tem sido nesses ùltimos têmpos servido ùnicamente para os interesses politicos ao detrimento do seu real valor; isto é , enaltecer o que é de essencial para o nosso pais ,- a sua CULTURA -!.. Esta nova geraçao de artistas ,mùsicos , autores e compositores ,devem assumir a responsabilidade de continuar esta tarefa , ou seja participar na identificaçao do nosso Cabo Verde nos outros paises estrangeiros como a " nossa Cesària Evora" fez e que merece ser lembrada , sempre que for necessàrio !.Um Criol na Frânça ; Morgadinho !..
Joaquim ALMEIDA(Morgadinho) a 15 de Julho de 2012 às 09:06
Com o andar dos tempos em que a tecnologia penetra a passos largos nos nossos espiritos ,no nosso dia-a-dia , provocando uma negligência no comportamento da nossa jovem geraçao de artistas ,nao se preocupando na preservaçao da mùsica tradicional de Cabo Verde . Devemos ter cuidado , de reraçao em geraçao ,contribuir na ( autenticidade )
dos nossos costumes , da nossa mùsica , para que ela possa ser valorizada e respeitada por todos ; O progresso a tecnonolia sao necessàrios para a evoluçao do mundo de hoje ,porém , nao deixa de ter , infelizmente as suas consequências .

Um Criol na Frânça ; Morgadinho !..
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Olá :)Este post está em destaque no novo espaço "C...
Olá :)Este post está em destaque Na Rede na homepa...
Olá :) Este post está em destaque Na Rede na hom...
É importante acompanhar de perto e se inteirar dos...
Bom dia :) Este post está em destaque Na Rede na...
Boa tarde :) Este post está em destaque Na Rede ...
Boa tarde :) Este post está em destaque Na Rede ...
Boa tarde :) Este post está em destaque Na Rede ...
Com o andar dos tempos em que a tecnologia penetra...
Falar da cultura de Cabo Verde , da sua musica , t...
tags

todas as tags

arquivos
blogs SAPO